Turma do 1° Ano amplia conhecimentos matemáticos sobre sequências numéricas
A turma do 1° Ano está adorando ampliar os seus conhecimentos matemáticos. Recentemente, iniciaram um estudo sobre um novo tipo de sequência lógica, composta por números.
As docentes Naiane Monique e Letícia Fajardo estimularam os alunos a observarem alguns exemplos de sequências numéricas para descobrirem qual era o “segredo” das mesmas. A partir do cultivo da atenção e da observação, a turma identificou que havia uma regularidade: acrescentava-se uma determinada quantidade ao valor indicado pelo número anterior da sequência para a formação do número seguinte.
Com o suporte de materiais concretos, as docentes estimularam as crianças a descobrirem, com autonomia, o “segredo” de algumas sequências numéricas. A utilização desses recursos é muito importante no processo de construção dos cálculos mentais. Em seguida, incentivaram cada criança a criar e registrar no caderno uma sequência numérica contendo cinco elementos. Elas iniciaram a atividade escolhendo o primeiro número da sequência, que tinha que ser de 0 a 5.
Posteriormente, decidiram qual seria o “segredo” dessa, ou seja, a quantidade que acrescentariam para a formação de cada elemento. A turma do 1° Ano adorou o desafio. Cada criança se esforçou para dar o seu melhor, cultivando a valentia para expressar suas dúvidas e para realizar a atividade com serenidade.