Sistema de Avaliação
Distribuição de pontos e média
O ano letivo é dividido em três etapas letivas que valem, consecutivamente, 30, 35 e, novamente, 35 pontos, resultando em 100 pontos. A média da primeira etapa corresponde a 18 pontos, enquanto as duas últimas são de 21 pontos.
Instrumentos de avaliação
O aproveitamento escolar do aluno é verificado por meio de avaliações escritas, trabalhos, exercícios, pesquisas, conduta e outros a critério do professor. Não é permitida a antecipação de avaliações nem sua aplicação fora do horário previsto.
Na Educação Infantil e 1º. Ano do Ensino Fundamental, a avaliação é feita por meio de portfólio. Essa forma de avaliar promove a reflexão do aluno em relação a ele mesmo, ao que vai sendo capaz de realizar, possibilitando com que ele próprio perceba o desenvolvimento de sua aprendizagem.
Dessa forma, estamos procurando formar o ser humano integral, respeitando sua individualidade, estimulando suas potencialidades e despertando nele a aspiração de ser cada dia melhor.
O portfólio é entregue aos pais ao final de cada semestre, em uma reunião individual.
No Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, a conduta do aluno é avaliada em até dois pontos, observando-se, especialmente, o respeito e a disciplina durante as aulas e a realização de atividades.
O aluno que, por motivo de força maior, perder alguma prova, poderá requerer a 2ª chamada na Coordenação Pedagógica ou Assessoria Educacional de seu curso, no prazo de até três dias úteis após a realização da mesma, obedecendo a critérios estabelecidos pela Direção.
Recuperação paralela
Após cada etapa letiva, o aluno tem a oportunidade de refazer seu processo de aquisição do conhecimento, colocando-se em condições de dar continuidade a seus estudos de forma satisfatória.
O aluno pode se inscrever em até três componentes curriculares, com rendimento inferior a 60% dos pontos distribuídos nas etapas letivas.
O aluno poderá se inscrever nas 1as e 2as etapas letivas nos componentes curriculares, com rendimento inferior a 60% dos pontos distribuídos nas etapas, em:
– até dois componentes curriculares – Ensino Fundamental do 2o ao 5o ano
– até três componentes curriculares – Ensino Fundamental do 6o ao 9o ano.
Não há avaliação de recuperação paralela na 3ª etapa letiva.
Se após a 3ª etapa letiva o aluno não conseguir alcançar 60% dos pontos necessários para sua aprovação em até três dois componentes curriculares, terá uma nova oportunidade de aprendizagem por meio da realização de uma avaliação suplementar.
Avaliação suplementar
Após a 3a etapa letiva, o aluno que não conseguir alcançar 60% dos pontos necessários para sua aprovação em até 3 (três) componentes curriculares terá uma nova oportunidade de aprendizagem, na data estabelecida pela Coordenação Pedagógica, através da realização de uma Avaliação Suplementar, no valor total de 100 pontos, quando então terá seus pontos anulados, devendo obter 60% na avaliação realizada. Na oportunidade, será oferecida orientação para estudos.
Critérios para aprovação ou reprovação
Será considerado aprovado o aluno que obtiver, ao final do ano letivo, de 60 a 100 pontos em cada conteúdo e 75% de frequência geral. Será considerado reprovado na série o aluno que, ao final do ano letivo, tiver obtido menos de 40% do total dos pontos em um dos conteúdos da série; não alcançar, ao final do ano letivo, 60% do total dos pontos em três ou mais conteúdos; não obtiver 60% do total dos pontos na avaliação suplementar de um conteúdo curricular.