Alunos do 1° Ano realizam estudo sobre as criações de Deus e as criações humanas
Dando continuidade aos estudos do projeto anual, "Por um mundo melhor", as docentes Naiane Monique e Letícia Fajardo iniciaram um novo estudo na turma do 1° Ano, com o título: "Criações de Deus e Criações Humanas." Planejaram uma conversação especial, a qual iniciaram fazendo uma reflexão sobre o título do projeto anual e um levantamento sobre o conceito que as crianças têm da palavra “mundo”. Após algumas manifestações, concluíram que ela se refere a tudo o que existe ao nosso redor, ao universo e ao planeta em que moramos, que faz parte desse mundo.
Em seguida, as professoras propuseram o seguinte exercício aos alunos: todos fechariam os olhos e se imaginariam em um ambiente urbano, com muitas moradias e comércios e, utilizando um binóculo, deveriam observar ao seu redor e relatar os elementos vistos. Eles “visualizaram”: prédios, casas, carros, ônibus, padaria, bolo, pessoas, sol, mar, areia, árvores. As docentes convidaram as crianças a classificar esses elementos em dois grupos: criações de Deus e criações humanas. Posteriormente, estimularam os alunos a identificar e refletir sobre a importância de algumas criações de Deus: a água, os minerais, os animais, os vegetais e o ser humano. Durante a apresentação dos slides, os alunos teceram várias observações, entre elas:
"Precisamos da água para hidratar o nosso corpo."
"Os animais ajudam no equilíbrio da natureza. Temos que cuidar deles, mas algumas espécies estão em extinção."
"Os vegetais são importantes para a nossa alimentação."
"Existe uma grande variedade de espécies na natureza."
Ao apresentar a espécie humana, as docentes ressaltaram que Deus a dotou de uma mente constituída por várias faculdades (observar, pensar, refletir, entender, recordar e outras) e pelos pensamentos. Tais recursos foram vedados às demais espécies do Universo. O homem é dotado de um mundo interno e pode utilizar os elementos que o compõem para ser uma pessoa cada dia melhor e para colaborar com seus semelhantes e a humanidade.
Ao final da conversação, as professoras apresentaram o conceito de um novo termo aos alunos: “benfeitor”, que são pessoas que se esforçam para fazer o bem ao próximo. Pontuaram que existem seres que são considerados benfeitores da humanidade, pois, a partir de suas realizações, descobertas, inovações, progressos científicos e morais, somaram benefícios a toda a humanidade. Como exemplo, citaram Carlos Bernardo González Pecotche, que idealizou o pensamento de criação dos Colégios Logosóficos. "Mas, qual a importância dos Colégios Logosóficos para a humanidade?" A turma do 1º Ano dará continuidade a essa investigação. Não deixem de acompanhar as próximas notícias!