Infantil 4 se encanta com a descoberta da paciência inteligente
Os alunos do Infantil 4 estão aprendendo muitas coisas sobre o valor do tempo, como por exemplo: que cada coisa tem a sua hora e que é importante aprender a esperar. Mas será que esperar significa ficar parado, só observando? Não! Eles estão aprendendo também que, enquanto se espera, pode-se realizar outras atividades para aproveitar bem o tempo: estão aprendendo sobre a paciência inteligente.
As crianças foram convidadas pelas professoras Nirvana Arantes e Laiene Guimarães a observarem, durante alguns dias, o amadurecimento de bananas verdes e a realizarem o registro desse processo. Para realizar essa atividade, os alunos precisariam exercitar a observação e, também, cultivar o pensamento da paciência inteligente. Com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento da atividade, algumas perguntas norteadoras foram enviadas para casa, tais como: “Foi fácil esperar as bananas amadurecerem?”; “Qual pensamento você teve que cultivar?”; “O que você fez enquanto esperava?”; “O que você sentiu ao conseguir esperar o tempo certo para as bananas amadurecerem?”.
No dia marcado pelas professoras, os alunos se prepararam para apresentar os resultados de suas observações e conquistas e puderam contar suas experiências para os demais colegas. A aluna Olga relatou que, durante a atividade, precisou cultivar a paciência para esperar a banana ficar amarelinha e, enquanto esperava, pôde brincar com sua irmã, comer e dormir. O aluno Vicente relatou que também conseguiu esperar a banana amadurecer e que, a cada dia, ela estava de uma cor diferente. Ele se sentiu muito animado por ter conseguido esperar a banana amadurecer. A aluna Lavínia relatou que havia comprado a banana verdinha e, com o passar dos dias, ela foi mudando de cor, cada dia mais amarelinha e, ao esperar, aproveitou para realizar outras atividades como nadar, visitar os avós, brincar e dormir.
“Com esta atividade, os alunos puderam experimentar dois importantes conceitos em sua própria vida: o valor do tempo e a paciência inteligente. Ficamos muito felizes por podermos proporcionar aos alunos uma atividade tão estimulante e construtiva, que tanto valor terá para suas vidas” - relatou a professora Nirvana Arantes.