Escrita dos numerais por extenso é tema de aula no 1º Ano
As professoras do 1º Ano continuam estimulando as crianças a refletirem sobre a representação, identificação e nomeação dos numerais de 0 a 9. Após a construção do traçado dos números utilizando materiais pedagógicos alternativos (massinha e barbante), realizaram um levantamento prévio com os alunos sobre a seguinte questão: O que é escrever um numeral “por extenso”?
As professoras observaram que eles não conheciam esse termo e demonstraram interesse em saber o que é. Apresentaram o conceito para turma, explicando que significa registrar o nome do número utilizando palavra(s). Eles ficaram estimulados com essa nova descoberta.
Em uma dinâmica utilizando o quadro, a docente Naiane Monique incentivou as crianças a observarem e refletirem sobre a construção da escrita do nome de alguns numerais (0 a 9). A turma colaborou ativamente, ajudando na identificação da quantidade de sílabas de cada palavra e as letras que seriam utilizadas para representá-las (relação fonema-grafema). Enquanto a docente foi registrando no quadro, cada criança foi realizando a escrita no caderno das palavras construídas coletivamente.
No decorrer desta aula, o grupo se mostrou atento e concentrado, ávidos por novos conhecimentos. Precisaram cultivar também a paciência e fazer o esforço de realizar o traçado de cada letra e cada número da melhor forma. As docentes ofereceram muitos estímulos, recordaram como é importante fazer as atividades com gosto e alegria, dando sempre o seu melhor.
“Os registros das crianças ficaram ótimos, elas adoram aprender cada dia mais! A turminha do primeiro ano é muito esforçada”, afirmou a professora Naiane Monique.