Alunos do 7° Ano realizam atividade sobre a formação do território brasileiro
Para favorecer a participação dos alunos do 7° Ano e o engajamento na aprendizagem do conteúdo sobre a formação do território brasileiro, foi proposto que eles confeccionassem telas no Jamboard, quadro interativo desenvolvido pelo Google, em salas simultâneas.
O material produzido ficou de excelente qualidade visual e informacional. Foi um momento enriquecedor com a troca de informações trazidas pelos alunos que foram explicando o porquê de terem escolhido as imagens para a tela. Falaram, por exemplo, sobre o bandeirismo, sobre a extração de látex na Amazônia, sobre o Tratado de Tordesilhas, entre outros. Também aprenderam algumas características de produtos portugueses.
Por meio dessa atividade, eles puderam desenvolver a autonomia e o senso crítico para a compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios da analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem. Também tiveram a oportunidade de estudar a ocupação do território brasileiro em diferentes períodos associando com imagens e mapas.
Depoimentos:
“Aqui em casa minha mãe tem uma bandeja com cerâmica portuguesa.” - Luísa Maria Rezende do Amaral
“Eu tenho um prato de Portugal, que eu acabei de descobrir ao ver as imagens compartilhadas na aula.” - Alexandre Graciano Mendonça