Turma do 7º Ano participa de desafio lúdico na aula de Língua Portuguesa
A professora de Língua Portuguesa / Produção de Texto, Luciana Vargas, propôs aos alunos do 7º Ano um desafio lúdico. Esse tipo de desafio consiste em um potente veículo de aprendizagem experiencial, visto que permite, através da recreação, vivenciar a aprendizagem como processo social.
A proposta, sugerida pela professora no momento inicial da aula, foi que os alunos escolhessem um personagem (seja de filmes, séries, livros ou jogos) que apreciam e o apresentassem por meio da caracterização física e psicológica.
Os alunos trabalharam com a exposição oral – produção de texto oral – e entenderam como a caracterização acontece na literatura. Tem-se muito bem definida duas formas de caracterização: a direta e a indireta. A caracterização direta é quando alguém verbaliza as características do personagem, às vezes ele próprio, às vezes um outro personagem e, no caso da literatura, o mais comum é quando o próprio narrador faz a caracterização por meio de adjetivos e indicação de traços.
Com muita alegria e colaboração, cada aluno apresentou seu personagem e explicou o motivo que o levou a essa escolha, narrando um pouco do enredo da história.