Atividade interativa sobre as sub-regiões do Nordeste é realizada no 7° Ano
Para motivar os alunos do 7° Ano a relacionarem imagens com as informações acerca das sub-regiões do Nordeste de forma lúdica, a professora de Geografia propôs o uso da ferramenta Jamboard, do Google. Inicialmente cada aluno recebeu uma tela em branco identificada com o seu nome. À medida que os estudos sobre a sub-região iam avançando, o aluno selecionava as imagens e textos para compor a sua tela. Foram quatro telas por aluno sobre as sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.
Os alunos foram além do solicitado ao apresentarem gifs sobre o conteúdo e também curiosidades sobre espécies endêmicas. A atividade promoveu a arte ao permitir a autonomia do aluno na definição da fonte, cor e tamanho, além do arranjo das informações relacionando-as com as imagens. Tal estratégia contribuiu para a fixação do conteúdo e do estabelecimento de vínculos entre o vivido e o que está descrito no livro didático.
O retorno da professora sobre o que estava sendo realizado de forma assíncrona foi feito em vários momentos após a aula. Assim, cada aluno pôde complementar as telas de acordo com o seu ritmo de estudo. As devolutivas frequentes permitiram à turma a percepção de que o trabalho estava sendo avaliado.
Ao término da atividade, os alunos ampliaram os repertórios ao compartilharem suas telas e ouvirem o relato dos demais colegas.