Alunos do 7° Ano participam de dinâmica sobre Consumo Consciente
Com o objetivo de usar um recurso motivacional para que o conteúdo se tornasse mais atrativo e que os alunos participassem da aula com mais entusiasmo, foi proposto um desafio. Cada aluno que lesse um dos tópicos sobre Consumo Consciente teria a missão de encontrar, em sua casa, um objeto que ilustrasse o que foi lido para o restante da turma.
Para representar o tópico sobre a compra de alimentos que são da estação e que tem um preço mais barato no supermercado, a aluna Marina Mendes correu na cozinha e pegou uma pinha. Enquanto isso, outro aluno pesquisou sobre a pinha e constatamos que janeiro é a estação da pinha, logo, ela não custou tão barato e, por isso, deve ser ainda mais valorizada quando for o momento de degustá-la. O aluno Thiago Silva aproveitou e mostrou a maçã.
Para dar um exemplo de consumo colaborativo que consiste na doação ou empréstimo de um produto sem a necessidade de comprar algo novo, já que a pessoa se torna beneficiária de quem pratica a ação, a aluna Lívia Honório de Morais apresentou um casaco de moletom que ficou com uma mancha da tinta que ela usou recentemente e que, por isso, será doado.
O aluno Apollo Campos correu atrás de uma moeda e a aluna Marina Gavião Lacerda enviou uma foto de moedas para serem exemplos de que precisamos economizar até mesmo as moedas e desenvolver o hábito de poupar para alcançar um objetivo.
Como exemplos de que podemos ter uma meta e juntar aos poucos o dinheiro da mesada ou de presentes de aniversário, a aluna Alice Pompeu Nagem compartilhou os livros que comprou antes da quarentena. E o aluno David Laymen Maurício mostrou para a turma a sua coleção de moedas.
As alunas Cecília Andrade e Ana Luíza Horta mostraram os tênis que cuidam com capricho para prolongarem o tempo de uso. E o Thiago Silva mostrou uma fita diferente que usa no pulso, ele gosta muito do acessório e, por isso, cuida dele.
Os alunos João Helbert Pereira, Rodrigo Viegas e Henrique Simões valorizam itens que receberam de presente há muito tempo, um boneco gigante, uma guitarra e um velotrol os quais são mantidos em perfeito estado de conservação e podem ser desfrutados por vários membros da família.
Para mostrar que são diferentes as estratégias utilizadas na propaganda de salgadinhos, o aluno André de Pinho Tavares Ferreira fotografou duas embalagens de produtos. "A propaganda desses produtos convence, normalmente, muitas pessoas! São usados para isso: efeitos de luz, fotógrafos profissionais e até cópias artificiais do alimento," acrescentou o aluno.
Confira alguns depoimentos:
"Esse livro meu pai comprou para mim, pois eu assisti um filme baseado no livro e gostei bastante. Como amo ler e eu tinha acabado de terminar um outro livro, pedi para o meu pai comprá-lo para mim. Só que, quando eu comecei a ler, percebi que é um livro com um vocabulário muito difícil, por isso, eu o emprestei para minha mãe, só que ela também não gostou muito do conteúdo do livro. Aí eu estou guardando ele para daqui uns anos, para eu ler." Amanda Gontijo de Oliveira
"A guitarra em ótimo estado, que já foi do meu avô, do meu pai e agora está comigo." Rodrigo Mendes Castro Viegas
"Esse tênis está comigo há um tempo e bom, não tem relação emocional, mas ele é muito perfeito e maravilhoso. Eu cuido muito dele porque eu amo usar esse tênis." Cecília Nascimento Borges França de Andrade
"Professora, você pediu para eu pegar um objeto que eu cuide, então eu peguei esse tênis que a minha avó me deu. Eu estava querendo muito um tênis branco, então minha avó foi e me deu, e eu amei muito." Ana Luíza Villefort Horta
"Esses livros foram as últimas coisas que eu comprei, eles foram comprados em uma loja de livros usados. Eles não foram comprados por impulso e sim por economizar e merecê-los." Alice Pompeu Nagem
"Essas motos e essa pista são brinquedos que eu comprei nos EUA, quando eu tinha 6 anos. Eu quis comprar porque era lançamento e na TV passava uma propaganda muito bem feita e legal. Eu pedi tanto para minha mãe, que ela comprou. O brinquedo, na verdade, nem é legal, você só aciona uma alavanca que turbina as motos, apertando o botão as motos andam e apostam corrida, ou seja, foi um consumo desnecessário." Júlia Martins Souza
"Essa boneca foi feita pela minha mãe. É uma técnica japonesa, amigurumi, e é de crochê. Ela é um objeto que eu cuido." Lilian Martins Ribeiro