Crianças do Infantil 2 aprendem a identificar as letras do alfabeto por meio do próprio nome
As professoras do Infantil 2 confeccionaram fichas contendo, respectivamente, a foto e o nome de cada estudante da turma. As fichas foram colocadas em uma caixa surpresa e apresentadas às crianças durante a rodinha, de forma bem lúdica.
A professora Rosemary Gurgel começou a tirar da caixa as fichas de cor vermelha e retangular, e todos se surpreendiam com a foto do colega acompanhada das letras que formam o nome de cada um. Nesse momento as crianças observavam atentas e curiosas, ao mesmo tempo tentando descobrir de quem seria a próxima foto com o nome escrito.
De acordo com as professoras, a ficha com a identificação do estudante o aproxima da forma gráfica do seu nome, serve de informação e consulta em sala, sendo um recurso didático a mais. “Essa distinção do 'eu' e do 'outro' favorece a socialização, a construção da própria identidade e a autoimagem. Todos fizeram a identificação através da foto e alguns já se mostravam familiarizados com a inicial do nome próprio. Cada um ficou de posse da sua ficha, podendo manuseá-la e o entusiasmo foi geral!”, manifestaram.