Infantil 4 aprende a usar a observação para melhorar a aprendizagem e a convivência com os colegas
Pensando em favorecer e tornar ainda mais significativo o aprendizado de alguns conceitos matemáticos, a turma do Infantil 4 tem experimentado as atividades de maneira bem lúdica. Nesta semana, na aula sobre ordem e sequência numérica, as crianças aprenderam a identificar os números que vem antes e depois.
Foram utilizadas plaquinhas dos números de 1 a 10 e as professoras Nirvana e Letícia foram chamando os alunos para organizarem a sequência correta, colocando o número que vinha antes e o que vinha depois do que tinha sido escolhido.
Durante a atividade, as professoras explicaram que a observação é um elemento que favorece muito a aprendizagem. Quando as crianças ficavam em dúvida sobre a ordem dos números, as professoras as estimulavam a observar o calendário da sala para acharem a resposta certa.
As docentes explicaram também que a observação pode ser útil em vários outros momentos da nossa vida como, por exemplo, no trato com os colegas. Quando se cultiva as pequenas atenções ao observar os amigos, é possível perceber se estamos escolhendo brincadeiras e palavras que estão agradando ou não.
As professoras ainda recordaram do quanto as crianças já haviam aprendido observando a vida marinha e o quanto mais poderiam ampliar os seus conhecimentos com esse importante recurso.