Alunos do Infantil 2 iniciam a identificação escrita do próprio nome
Desde de que nascemos, o nome é um marco de identificação. Na maioria das vezes, quando recebemos um aluno com dois anos ou menos e perguntamos para ele: Qual o seu nome? Ele responde com algum apelido ou fala “bebê”. O que não é surpresa para nós, docentes, pois é a forma como se referem a ele.
No Infantil 2, as professoras Rosemary e Hayza, iniciaram o trabalho com o nome próprio de forma lúdica e bem prazerosa, para que as crianças compreendam que têm um nome e que o mesmo foi escolhido pelos pais com muito carinho.
No mês de outubro, o recurso que elas usaram para realizar esse trabalho foi o uso do crachá. Para tornar essa aprendizagem agradável, elas entregaram para cada aluno o seu crachá, mostraram o nome e explicaram que o nome é composto por letras, enfatizando a primeira letra do nome.
Após receberem o crachá, as crianças ficaram mostrando umas para as outras o seu nome, passando o dedinho sobre o mesmo. Fizeram também uma brincadeira, em que a professora virava todos os crachás e cada criança o desvirava e o entregava ao seu respectivo dono (inicialmente, se orientando pela foto e, com o tempo, pela letra do nome).
De acordo com as professoras, as crianças adoraram as atividades! Ao andarem pela escola foram até à biblioteca para mostrarem à bibliotecária Helena o que ganharam.
A atividade foi muito rica e de muitas aprendizagens!