Novas descobertas favorecem o cultivo da generosidade na turma do Infantil 5
As crianças do Infantil 5 são ávidas por novos conhecimentos! Adoram descobrir como as coisas funcionam. Visando propiciar novas aprendizagens e trabalhar conceitos relevantes para essa faixa etária, as docentes, Naiane Monique e Ana Clara, realizaram quatro estimulantes experiências em que puderam aprender algumas curiosidades:
- A água e óleo não se misturam, devido à diferença de densidade. O óleo fica na superfície, por ser mais leve e a água no fundo. Ao adicionar o sal, que é mais pesado que o óleo, ele afunda na água e leva um pouco de óleo, formando bolhas. Quando o sal se dissolve na água, a porção de óleo que desceu volta a subir para a superfície.
- O bicarbonato e o vinagre, ao se misturarem, dão origem a uma nova substância: o gás carbônico.
- Ao se observar uma imagem por um copo com água, é possível notar que ela aparece invertida. Isso ocorre porque a luz, ao passar pela água, sofre alteração na sua velocidade e na direção de propagação, causando o fenômeno da refração.
- Quando esfregamos um balão no cabelo ou na lã, ele fica eletrizado (excesso de carga negativa - energia estática). Logo, ao colocá-lo próximo ao papel, que não está eletrizado (neutro), ele atrai as cargas positivas do papel e se grudam.
De acordo com as professoras, as crianças adoraram acompanhar e colaborar nessas dinâmicas. Muitos repetiram o experimento em casa e compartilharam o que aprenderam com a família. A aluna, Isabela Veloso, contou que tem um urso de lã e que iria esfregá-lo no balão para ver se é possível “eletrizar” esse material. No dia seguinte ela nos contou, com intensa alegria, que tudo deu certo. “Por meio de relatos como esse, constatamos os esforços que os alunos estão fazendo para cultivar um importante valor: a generosidade, ensinando o que aprendem com alegria e bondade”, manifestaram.