A poesia é uma manifestação de beleza e estética retratada em forma de palavras. Para isso, o poeta utiliza a linguagem figurada, que é essencial para a poesia. Neste contexto, os alunos do 7º Ano aprenderam sobre os recursos linguísticos que caracterizam a poesia: as figuras de linguagem.
Os estudos passam pelos significados da metáfora e as comparações que são importantes para a construção da linguagem figurada. Eles aprendem sobre a antítese, responsável pela oposição de ideias e, finalmente, sobre como dar sonoridade às poesias além do ritmo e das rimas usando os recursos da aliteração e assonância.
Depois das orientações, os alunos foram convidados a escrever suas próprias poesias. A turma percebeu que fazer poesia pode ser divertido e prazeroso. Em suas produções puderam variar entre alguns estilos poéticos, como: quadrinhas malucas (uma estrofe com 4 versos), limeriques (uma estrofe com 5 versos ritmados e bem humorados) e para terminar, a paródia. Nesta última a proposta era escolher uma música, desconstruir a letra original e reescrevê-la, buscando fazer ao mesmo tempo uma crítica de aspecto social.