7° Ano aprende sobre o cultivo de valores para a resolução de problemas cotidianos
Em uma conversa que antecedeu a construção do mural pela turma do 7° Ano, os alunos ouviram atentamente um relato da experiência vivida pela professora Suely Takahashi, quando a alça da sua bolsa prendeu no porta malas do carro. Para resolver o problema, ela relatou que foram necessários paciência, saber pensar, atuar com inteligência e inevitavelmente foi preciso cortar com uma tesoura a alça para não comprometer o fecho do porta malas. Para não realizar o descarte da bolsa, a alça foi costurada com reforço e, assim, está sendo utilizada novamente. Todas as vezes que a professora guarda seus pertences no carro, ela faz com atenção e sem pressa para não acontecer novamente o mesmo problema.
Depois desse depoimento, os alunos relataram episódios em que resolveram problemas de forma similar. Eles fizeram uma lista de materiais que são utilizados para pequenos consertos e acidentes nas atividades do dia a dia, tais como: cola, tesoura, gaze, alguns medicamentos como Gelol e pomadas, alguns itens que facilitam a nossa vida como fósforo, telefone, toalha, sabonete e outros. Para complementar a lista do que é necessário para resolver os desafios do cotidiano, os alunos relataram que o uso de qualquer dos itens materiais citados, sem a paciência ou o esforço podem gerar um problema ainda maior.
Essa atividade teve por objetivo mostrar como o uso de valores, conciliado a observação inteligente, nos faz pensar e atuar de modo mais eficaz.
Confira a lista dos valores citados pelos alunos em parceria com a professora: Valentia; Determinação; Planejamento; Esforço; Serenidade; Paciência; Atenção; Foco; Disciplina; Colaboração; Boa Vontade; Alegria; Disposição; Respeito; Harmonia; Generosidade; Gratidão e Iniciativa.