Alunos do 1º Ano participam de conversação sobre conhecimentos que ampliam a vida
A assessora educacional Margarida Araújo realizou uma conversação fazendo uma analogia entre o milho de pipoca, o conhecimento e o esforço que podemos fazer para sermos melhores.
Ela levou uma pipoqueira elétrica para a sala e perguntou às crianças o que era preciso fazer para o milho estourar e virar a pipoca. Depois de conversarem sobre esse assunto, uma das crianças falou que precisava do calor, portanto a assessora ligou a pipoqueira e os alunos virão o milho se transformar em pipoca.
Margarida fez uma nova pergunta: “O que precisamos fazer para transformar nossas vidas?”. Mais uma vez foram feitas reflexões que levaram à conclusão que é preciso de esforço e conhecimento – conhecer o mundo interno e perceber como os pensamentos atuam e interferem nas atitudes – para continuar tentando melhorar o que não está bom e não desistir de tentar sempre.
Ela mostrou alguns milhos (piruás) que não se transformaram em pipoca e perguntou: “Por que aqueles milhos não estouraram?” Uma criança respondeu: “O calor não foi suficiente”. E, mais uma vez, foi possível vincular à nossa vida e concluímos que, com os seres humanos também ocorre isso, uns precisam de mais tempo que outros para aprender ou realizar algumas atividades e que devemos nos esforçar sempre.
Os alunos descobriram que, ao conhecer e cultivar os valores na própria vida, é possível mudar os pensamentos, atitudes e tornarem seres melhores e mais felizes.
Ao final, a turma saboreou a pipoca com alegria e ficou estimulada a buscar esse conhecimento interno e a fazer o esforço para ser melhor a cada dia.