Alunos do 6° Ano constroem mural sobre a colaboração
Os alunos do 6° Ano realizaram uma atividade que teve por objetivo ensinar que os combinados existentes no âmbito familiar contribuem para um ambiente mais agradável, o que favorece o convívio entre os membros da família. Na ocasião, a professora Suely Takahashi fez as seguintes perguntas aos alunos: “Você já esteve pessoalmente em um local protegido como patrimônio cultural? Existe alguma regra neste local? Qual? Compartilhe a conduta ideal de um turista ao visitar um local protegido por lei”.
A partir delas, os alunos trabalharam, em sala de aula, a importância das regras para o funcionamento de um local. E, aproveitando o tema do mês de março na agenda - Colaboração -, eles foram incentivados a refletirem sobre as regras que existem no ambiente familiar, dentro de casa. Os alunos observaram que, acima das regras descritas em um ambiente, prevalecem os valores cultivados os quais irão determinar a nossa conduta. Mais do que obedecer às regras, é importante zelar pela conduta e aprimorar o comportamento em todos os ambientes frequentados.
Eles também perceberam que existem regras comuns, tais como “fechar as janelas ao sair” e que todas elas fazem sentido. Se cada um colaborar com as tarefas da casa, o sentimento de gratidão torna-se naturalmente presente no ambiente familiar.
Os alunos escreveram, em pequenos papéis, as regras da sua casa e os anexaram no mural da sala. Eles notaram que, em toda casa, as pessoas realizam combinados e que tais acordos são importantes para o bem estar de todos, o que inclui também a sala de aula com os combinados que existem para favorecer a aprendizagem dos alunos.
Entre as regras mais citadas foram:
- Não deixar cabelo no ralo;
- Fechar as janelas ao sair de casa;
- Guardar a roupa suja no cesto para lavar;
- Não entrar com tênis sujo em casa;
- Lavar a louça que sujou;
- Arrumar a cama;
- Manter o quarto arrumado;
- Não usar equipamentos eletrônicos antes de dormir;
- Apagar as luzes do ambiente ao sair.