Alunos do 6º Ano fazem atividade prática na avenida José Cândido da Silveira
Para realizar um projeto de pesquisa, cujo objetivo era descobrir se a poluição afeta o desenvolvimento dos líquens (seres vivos que constituem uma simbiose de um organismo formado por um fungo e uma alga ou cianobactéria), os alunos do 6º Ano fizeram uma atividade prática na avenida José Cândido da Silveira.
Para essa pesquisa, a turma, juntamente com a professora Beatriz Soares, compararam o desenvolvimento dos líquens em áreas urbanas e em áreas ambientalmente protegidas. “Nossos resultados apontaram que os líquens não se desenvolvem bem em áreas urbanas, comprovando o efeito da poluição sobre os mesmos. Concluímos também o motivo pelo qual os líquens são considerados bioindicadores da qualidade do ar”, comentou a docente.
Por meio dos resultados dessa pesquisa, os alunos perceberam a importância do equilíbrio como lei universal que rege toda a vida. O desequilíbrio provocado pelo homem indica que os sujeitos precisam usar a faculdade de pensar e estimular a inteligência para buscar meios de conviver com o ambiente sem alterá-lo, como visto nos líquens.
De acordo com a professora Beatriz, esse estudo estimulou os alunos a pesquisarem mais sobre o assunto. Posteriormente na atividade prática, eles mostraram imagens de outros líquens, vistos em outras regiões. O trabalho permaneceu vivo mesmo depois de terminado na escola, já que despertou a atenção dos alunos a observarem o ambiente além da sala de aula.