4º Ano realiza atividade unindo conhecimentos de duas disciplinas
A turma do 4º Ano se envolveu de forma muito harmoniosa com a produção de uma maquete em que os conhecimentos de duas disciplinas foram unidos e ampliados.
Na Matemática, os alunos estudaram sobre os conceitos de sólidos geométricos e de figuras planas, e tiveram a oportunidade de manusear e explorar várias caixinhas e embalagens de produtos, para que pudessem diferenciar e compreender as características de cada uma.
Em Geografia, eles estudaram sobre o território dos municípios, incluindo os espaços rural e urbano, e também sobre as leis que regem esses municípios. Descobriram que todo o espaço urbano é regulado por leis e que estas definem as áreas que podem ser ocupadas por moradias, estabelecimentos comerciais ou indústrias.
Estava na hora então, de unir o conhecimento sobre os municípios com as variadas caixinhas que já haviam sido previamente encapadas e decoradas, transformando-se em lindas casas, edifícios, lojas e indústrias, para formar “o município do 4º Ano”!
Antes, porém, as professoras Francisleny Cária e Nirvana Arantes perguntaram a eles, o que aconteceria se nos municípios não houvesse as leis? Após uma breve reflexão, eles responderam que seria um caos, e que não daria certo se cada um fizesse aquilo que estivesse com vontade.
As professoras falaram então sobre a importância das leis, não só para organizar e proteger os municípios, mas também na escola e na sala de aula. Essas leis seriam os combinados que eles fizeram no início do ano, como chegar sempre no horário, participar atentamente das aulas, manter as carteiras e sala limpas, fazer os deveres de casa com gosto e alegria, respeitar colegas e professores, entre outros que são muito importantes para a vida do aluno.
“Foi um momento enriquecedor, pois através da comparação com as leis dos municípios, os alunos compreenderam um pouco mais sobre o valor das normas e combinados, que temos em nossa escola e sala de aula”, avaliaram as professoras.