Notícias
Página: 242 de 342
“Caixa Matemática” auxilia a desenvolver o raciocínio dos alunos do Infantil 4
Um dos recursos que as crianças do Infantil 4 utilizam para desenvolver o seu raciocínio matemático é a Caixa da Matemática, uma caixinha onde guardam miniaturas de carrinhos, bonecas, aviões, e também palitos de picolé, botões e pregadores de roupa. Frequentemente, as professoras desenvolvem atividades para que os alunos tenham a oportunidade de relacionar o numeral escolhido à sua respectiva quantidade. Para realizar as atividade propostas, as crianças precisaram cultivar a [...]
Ler notíciaAtividade complementar ao projeto anual aborda o tema "A busca do equilíbrio"
A assessora educacional Margarida Araújo realizou uma conversa com os alunos do 3º Ano sobre a importância dos pensamentos de bem, da organização, da disciplina e da serenidade na busca do equilíbrio interno. Ela recordou com os alunos que a natureza nos oferece vários exemplos de equilíbrio. Entre eles o beija-flor, que se mantém ativo, em movimento constante na coleta do néctar das flores. Os alunos ficaram interessados em saber como a ave consegue manter o equilíbrio e ela [...]
Ler notícia5º Ano aprende sobre a organização como fator de equilíbrio para a vida
As professoras do 5º Ano, Renata Sodré e Cleimara Lott, têm trabalhado com os alunos sobre a busca do equilíbrio na vida. Mas como esse equilíbrio pode ser vinculado às atitudes diárias? Em uma das conversações os alunos puderam ver o movimento do pião e relacionar o seu movimento com a própria vida. Identificaram que o momento de maior equilíbrio do brinquedo é justamente quando ele está em intensa atividade. Puderam, com esse exemplo, compreender a importância da atividade [...]
Ler notíciaAlunos do 6º Ano montam ecossistema individual durante as aulas de Ciências
O 6º Ano agrupou, em um pequeno recipiente, os elementos físicos e vivos do ambiente. Fizeram, assim, um mini ecossistema. Na primeira fase desse projeto, os alunos irão acompanhar a adaptação das plantas ao novo ambiente e, no decorrer do tempo, a formação do equilíbrio entre os fatores físicos e vivos do ambiente. Essa experiência propiciará também o estudo dos ciclos do gás oxigênio, do gás carbônico, o ciclo da água e o ciclo da matéria. Posteriormente, será possível [...]
Ler notíciaAnálise de mapas antigos enriquece o estudo de Cartografia no 6º Ano
O estudo de cartografia iniciou no 6º Ano com a análise de 10 mapas antigos. Entre eles havia o Mapa de Cantino, elaborado em 1502. Ele é o mais antigo documento cartográfico que se tem notícia, onde aparece a Linha de Tordesilhas, indicando o limite entre as terras espanholas e portuguesas. Com o objetivo de detectar elementos que eram utilizados nas representações do mundo conhecido no período das Grandes Navegações, os alunos identificaram o registro de desenhos, alegorias [...]
Ler notícia