3º Ano experimenta o valor da colaboração
Durante uma aula de Português, em que foram trabalhados diversos textos relacionados à família, as professoras do 3º Ano, Patrícia Marcato e Nirvana Arantes, sentiram a necessidade de levar alguns elementos relacionados à colaboração, gratidão e amizade, principalmente entre irmãos.
Foi realizada então uma pequena encenação adaptada ao ensinamento logosófico: “Um obstáculo pode ser intransponível para um, mas não para muitos. Uma pesada viga de ferro atravessada sobre um estreito caminho dificilmente será removida por duas mãos apenas; tem-se visto sempre, nestes casos, ser necessária a cooperação de muitos para afastá-la e prosseguir o caminho”.
A professora Patrícia disse que teria que carregar a sua mesa até à porta, sem arrastá-la, tentando fazer isso sozinha. Não conseguindo, pediu ajuda a um aluno. Eles também não conseguiram. A mesa ainda era muito pesada para apenas duas pessoas! A professora então pediu a colaboração de mais alunos, até que finalmente, conseguiram carregar a mesa!
No final, a professora agradeceu a participação de todos que colaboraram dizendo que só atingiu o seu objetivo porque houve a colaboração de muitos!
As professoras aproveitaram a situação vivida para relacioná-la a colaboração que pode existir em casa entre irmãos, dizendo que os irmãos podem ser grandes colaboradores, nos ajudando e apoiando em muitas situações de nossa vida. E lançou perguntas para a turma sobre o que eles já haviam vivido em relação à colaboração entre irmãos. Muitos quiseram manifestar suas experiências sobre “ajudar a guardar os brinquedos depois de brincarem juntos”, “ajudar a fazer o dever de casa”, “cuidar de um ferimento após uma queda”, “empurrar os móveis do quarto para terem mais espaço para brincar”... Foram vivas recordações!!!
E as professoras complementaram dizendo que essa colaboração pode ser estendida a todos os membros da família, e também na escola, com atitudes de bem: não incomodando, oferecendo ajuda, participando das atividades com alegria, tendo paciência com as dificuldades do outro e muito mais! E concluíram: “Através de uma situação prática, os alunos puderam experimentar como é bom e gratificante colaborar com os demais!”.