6º Ano constrói ecossistema dentro de garrafa pet
Para estimular a observação dos elementos físicos e vivos do ambiente, os alunos do 6º Ano realizaram a montagem de um ecossistema dentro de uma garrafa pet devidamente higienizada.
Os alunos colocaram uma camada de pedrinhas, uma de areia e uma de terra adubada dentro da garrafa. Inseriram uma muda de planta que coletaram no jardim do laboratório, e fecharam essa pet com outra garrafa. “Nesse sistema podemos aprender que a planta realizou dois processos muito importantes: a fotossíntese e a respiração celular. Nesses dois processos o vegetal é capaz de produzir alimento (glicose), oxigênio, e CO², fundamentais para as transformações químicas necessárias à sua sobrevivência. Por meio desta atividade também é possível estudar sobre os ciclos biogeoquímicos da água, do oxigênio, do carbono e da reciclagem da matéria orgânica”, explicou a professora Beatriz Soares.
A atividade foi dinâmica porque faz com que os alunos vivenciassem toda a sua montagem. Eles exercitaram a observação das mudanças ocorridas no ecossistema e realizaram a prática do registro ao longo do tempo da experiência, de forma que agregaram mais conhecimento ao estudo realizado.