3º Ano reflete sobre o pensamento da Curiosidade
No lançamento do Projeto Anual, em um estimulante sábado letivo, os alunos do 3º Ano viveram uma divertida experiência! Enquanto estavam sendo recebidos pela professora Patrícia Marcato com algumas orientações sobre o que fariam a seguir, a professora Nirvana Arantes entrou na sala e cochichou algo em seus ouvidos. Os olhinhos de todos brilharam e as professoras então iniciaram uma proveitosa conversação sobre o tema escolhido: a curiosidade!
Elas leram um relato de uma jovem que passou boa parte de sua vida acompanhada por essa deficiência mas que, com paciência e determinação, conseguiu aperfeiçoar-se e controlar bastante este pensamento.
Os alunos, identificando-se com aquela experiência, começaram a contar variadas situações pelas quais já haviam passado sob o efeito desse pensamento. Uns falaram que se sentiam incomodados quando uma amiga falava em particular com a outra ou quando a mãe falava em particular com o irmão; outros disseram que ficavam muito curiosos quando os pais falavam ao telefone...
Algumas reflexões então foram lançadas: É importante mesmo saber de tudo?, Vocês gostariam que alguém ficasse perguntando tudo sobre a vida de vocês?, É possível controlar esse pensamento sempre que ele aparecer?, Por que eu devo fazer isso?, Cuidando dos meus pensamentos, eu me transformo numa pessoa melhor?, E isso ajuda a transformar o mundo também em um mundo melhor?.
“Foi muito lindo observar como aquelas reflexões foram movimentando suas mentes e produzindo outras reflexões muito interessantes: “Temos que tentar manter a atenção naquilo que estamos fazendo!”, “Não é legal ficar parecendo um detetive!”, “Se eu fico querendo saber da conversa do outro, eu me distraio do que estou fazendo e perco tempo”, “Vou tentar me controlar da próxima vez que ficar querendo saber de tudo!”. Encerramos nossa manhã muito estimulados e com muitos planos a seguir!”, exclamaram as docentes.