Infantil 4 inicia “Projeto Mala das Letras 2024: legumes, verduras e frutas de A a Z” com grande entusiasmo
O Projeto Mala das Letras, desenvolvido na turma do Infantil 4, tem como objetivo proporcionar que os alunos desenvolvam diversas habilidades: ampliar o vocabulário, associar sons às letras, melhorar a expressão oral, combater a inibição ao se apresentar em público, estimular a criatividade, além de incentivar o traçado correto das letras e o registro gráfico do objeto escolhido.
Este ano, o projeto ganhou dois objetivos adicionais muito importantes: desenvolver a percepção dos diferentes alimentos, levando em conta suas variadas texturas, tamanhos, formas, sabores, cheiros e benefícios para a saúde, além de estimular o hábito da alimentação saudável.
Ao longo do ano, semanalmente, um aluno levará para casa uma mala decorada e uma tarefa: escolher, com a ajuda dos pais, uma fruta, verdura ou legume que comece com a letra indicada.
No dia da apresentação, os alunos devem trazer, dentro da mala, uma representação do alimento, que pode ser feita com materiais recicláveis, ou o próprio alimento para degustação em sala.
Fica combinado com o aluno da semana que ele não conte aos colegas qual alimento escolheu, tornando a apresentação ainda mais envolvente.
Durante a apresentação, com o auxílio das professoras, o aluno dará pistas para os colegas: se o alimento é grande, se é pesado, se se come com casca ou sem casca, se já experimentou e como gosta de comer, entre outros detalhes. Os alunos, sabendo a letra inicial do alimento e atentos às dicas, vão tentando adivinhar o seu nome.
“Tem sido um momento desafiador e muito estimulante! As crianças chegam sempre entusiasmadas para realizar a atividade. É uma valiosa oportunidade de cultivar a coragem, superar a inibição, aprender e compartilhar o que estão descobrindo” – relatou a professora Nara Drumond.