Infantil 5 descobre o valor da colaboração em atividades de Educação Física
A turma do Infantil 5 tem realizado atividades variadas nas aulas de Educação Física, incorporando às suas vidas um importante valor: a colaboração.
A turma do Infantil 5 tem feito grandes descobertas com os estudos do Projeto Anual “Natureza, a primeira mestra do ser humano”, o que tem sido possível graças aos valiosos estímulos recebidos nas mais diversas atividades vividas em sala e nas aulas especializadas.
Um desses estímulos foi proporcionado pela professora de Educação Física, Camila Magalhães, ao desenvolver o projeto: O conceito de Deus e a colaboração.
A docente propôs aos alunos atividades variadas que possibilitaram o trabalho com diferentes habilidades motoras e aspectos psicomotores, além de oferecer a eles a oportunidade de, através dessas atividades e de momentos valiosos de reflexão, ampliar a compreensão sobre importantes elementos relacionados ao conceito de Deus e à importância do vínculo entre os seres humanos.
Com as atividades de “Mímica” e “Circuito da Natureza”, a docente levou às crianças reflexões sobre o que faz parte da natureza e como tudo na Criação funciona perfeitamente. Ela destacou que isso ocorre porque na Criação está presente a vontade de Deus, que podemos conhecer e com a qual podemos aprender se estivermos atentos e desejosos de conhecer essa vontade.
A professora ressaltou, como exemplo, o valor da colaboração, que podemos observar em vários processos da Criação, como o Sol, que diariamente nos brinda com um novo dia e nos oferece seu calor e sua luz, colaborando com a manutenção da vida em nosso planeta. Ela destacou que, assim como o Sol, podemos ser grandes colaboradores uns com os outros, e propôs às crianças experimentarem esse valor durante as atividades “Pega Serpente”, “Balão no Ar” e nos dias do “Baú de Brincadeiras”, quando brincadeiras antigas são sorteadas e realizadas. Tais atividades requerem que todos os participantes trabalhem unidos para alcançar seus objetivos, oferecendo aos alunos valiosas oportunidades de colaborar para que todos possam viver momentos felizes e divertidos.
Ao final do projeto, as crianças compreenderam que as Leis Universais regem toda a Criação e são a expressão da vontade do Criador, garantindo seu perfeito funcionamento. Elas entenderam que nós, como parte dessa maravilhosa Criação, também estamos sob a influência e amparo dessas Leis e devemos estar atentos para direcionar nossas vidas de acordo com suas orientações.
As crianças compreenderam também que, como seres humanos, podem ir além: podem selecionar e cultivar pensamentos e sentimentos alinhados com a vontade de Deus, como colaboração, respeito, afeto, suavidade, generosidade e muitos outros que nos possibilitam fazer o bem para nós mesmos e para os seres ao nosso redor.