Turma do 3º Ano participa de conversação sobre o conceito de liberdade, tema da agenda do mês de julho
Em uma conversa mediada pela Assessora Educacional Nirvana Arantes, os alunos do 3º Ano tiveram a oportunidade de refletir sobre o conceito logosófico de liberdade, tema em destaque na agenda do mês de julho. A reflexão começou com a imagem da metamorfose da borboleta, levando os alunos a considerarem a liberdade que esse ser possui. Logo em seguida, surgiu a indagação: "E o ser humano, é livre?".
Para responder a essa pergunta, a assessora desafiou os alunos a identificarem os pensamentos negativos que atrapalhavam suas vidas. A cada resposta mencionada, como queixas, tristeza, preguiça, má vontade, ela os envolvia em uma corda fazendo com que se sentissem presos e sem movimentos. Para se libertarem, os alunos deveriam expressar pensamentos positivos capazes de combater os pensamentos anteriores. Palavras como alegria, entusiasmo, boa vontade, paciência, obediência, colaboração, amizade e tolerância foram compartilhadas pelos alunos. A cada pensamento positivo mencionado, a assessora desfazia um laço da corda que os mantinha aprisionados.
No desfecho da atividade, houve uma reflexão profunda sobre a importância do ato de pensar, considerado a maior liberdade que os seres humanos possuem. Pensar no futuro, pensar em ajudar um amigo, pensar em colaborar com a família, pensar em fazer o bem. Os alunos preencheram o acróstico proposto na página da agenda, respondendo à pergunta: "Em que mais devemos pensar?".
Nessa dinâmica enriquecedora, os alunos foram incentivados a compreender o poder transformador dos pensamentos e a valorizar a liberdade de escolher pensamentos positivos para influenciar suas vidas de forma construtiva. A atividade proporcionou uma reflexão profunda sobre a importância do autoconhecimento e do cultivo de pensamentos benéficos, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes.