Rede de supermercados fictícia é montada pelos alunos do 4º Ano para praticar conceitos sobre comércio e sistema monetário
As professoras Andréia Gonçalves e Elisiane Souto deram continuidade ao estudo de Geografia e História sobre o início do comércio na humanidade, envolvendo os alunos do 4º Ano em uma emocionante atividade: a montagem de uma rede de supermercados dentro da sala de aula.
Inicialmente, os alunos foram solicitados a trazer embalagens vazias de produtos diversos e encartes de propagandas de supermercados. A partir da análise desses materiais, foram trabalhados conceitos já estudados durante as aulas de Matemática, como grandezas, medidas e sistema monetário.
Os alunos estavam extremamente motivados e participaram ativamente da organização da atividade. Foram divididos em grupos para consultar os encartes e etiquetar os produtos com preços. Em seguida, cada grupo montou o seu próprio supermercado, definindo nomes e promoções.
Finalmente, houve um momento em que os grupos se dividiram entre vendedores e compradores, permitindo a comercialização dos produtos utilizando cédulas de papel do livro de Matemática. Isso proporcionou a aplicação do aprendizado sobre o sistema monetário, além de exercitar o cálculo mental.
Essa divertida atividade estimulou valores como colaboração, organização e trabalho em equipe. Além disso, promoveu a reflexão sobre consumo consciente e o bom uso do dinheiro.