Enquanto aprende sobre o Universo, Infantil 5 descobre que dentro de nós também existe um universo a ser investigado
Durante uma conversa sobre a disciplina em sala de aula, uma aluna comentou que se a professora tivesse mil olhos, como um alienígena, conseguiria ver tudo o que eles faziam em todos os lugares. Diante dessa afirmação, a professora Rosemary Gurgel questionou os alunos se era possível ter mil olhos e se alienígenas realmente existiam.
Propôs aos alunos que pesquisassem sobre a existência ou não de alienígenas. Após os alunos realizarem a pesquisa, com a ajuda de seus familiares, as docentes realizaram uma roda de conversa e, depois das apresentações e reflexões, chegaram à conclusão que não existe ainda comprovação científica sobre a existência de alienígenas. Mas aí os alunos se despertaram para um novo interesse: O que existe no Universo? Assim, surgiu o projeto “Investigadores do Universo”. Depois de levantarem uma lista de interesses sobre o tema, cada criança escolheu um para pesquisar e apresentar para toda turma.
Ao longo do projeto, eles fizeram uma descoberta fascinante: assim como existe o universo observável pelos nossos olhos, também há um universo dentro de nós, que só podemos observar por meio do entendimento. Isso despertou o interesse em iniciar uma nova investigação: descobrir o que compõe esse universo interno. Após reflexões e observações, eles entenderam que nele estão presentes pensamentos, sentimentos, valores, deficiências, entre outros elementos.
Com o estímulo das professoras, cada criança escreveu um aspecto que observava em seu mundo interno e registrou-o em uma tira de papel colorido para compor um mural na sala de aula.
"Esse mural nos lembra diariamente do trabalho que precisamos realizar para conhecer e compreender cada vez mais o nosso 'Universo Interno'", relatou a professora Rosemary Gurgel.