Brincando com bolas, Infantil 2 cultiva a atenção e aprende conceitos matemáticos
As atividades lúdicas são muito importantes na Educação Infantil. Brincando, as crianças aprendem conceitos essenciais ao seu desenvolvimento.
Pensando nisso, as docentes Mariele Pires e Jéssica Reis propuseram uma divertida brincadeira para a turma, nomeada de “bolas ao ar”. Primeiro, apresentaram os materiais que seriam utilizados: um grande tecido de TNT e as bolas. Em seguida, lançaram o desafio às crianças: em roda, cada uma deveria segurar em uma parte do tecido e, com algumas bolas por cima, deveriam movimentá-lo de acordo com a orientação das docentes: devagar e rápido.
Durante a execução da dinâmica, as docentes destacaram a importância de todos prestarem muita atenção aos comandos e aos movimentos das bolas.
Assim, enquanto balançavam o tecido, as crianças observaram as variações dos movimentos das bolas, e perceberam que, quando realizavam movimentos lentos, elas permaneciam em cima do tecido e, quando os movimentos eram rápidos, se moviam intensamente até cair no chão.
“Foi um momento de interação, alegria e aprendizado! A atividade proporcionou trabalhar os conceitos matemáticos de lento e rápido, observar as relações de causa e efeito e desenvolver a coordenação motora ampla por meio dos movimentos corporais” – relatou a professora Mariele Pires.