Infantil 4 cultiva a boa vontade enquanto exercita a escrita do nome
A turma do Infantil 4 deu início aos primeiros contatos com as letras do alfabeto, iniciando pelas vogais e pelas letrinhas do próprio nome.
Quando a criança entra no mundo das letras, uma das mais importantes conquistas é aprender a escrever o seu próprio nome, sendo essa uma boa forma de dar início ao seu processo de alfabetização.
Pensando nisso, as professoras Leticia Del Cantoni e Gabrielly Moreira realizaram uma atividade muito divertida com as crianças em sala de aula. Primeiro elas apresentaram a ficha com o nome de cada aluno, mostrando cada uma das letrinhas. Depois, eles receberam a folha da atividade e as docentes orientaram os alunos a passarem o dedinho por cima de cada uma das letras e, em seguida, colarem milho em cima de todas as letrinhas que formam o seu nome.
Em outro momento, as professoras estimularam as crianças a montarem o próprio nome, manipulando as letras do alfabeto móvel. E, em seguida, utilizando a ficha de apoio, eles tiveram a oportunidade de escrevê-lo em uma folha de registro.
Essas atividades propiciaram ainda o cultivo do esforço e da paciência, tão importantes no desenvolvimento da própria vida, em especial na aquisição de uma nova habilidade. E, se cada um se dispõe a realizá-las com boa vontade, os resultados são ainda melhores!
“Ao escrever o nome próprio, a criança pensa e aprende muito sobre como a escrita funciona. Quando a criança vê sentido na palavra escrita, demonstra ainda mais interesse em aprendê-la” - relatou a professora Letícia Del Cantoni.