Infantil 2 aprende com o Vovô Toni a importância de cultivar as amizades como cultivamos as flores
Com o objetivo de despertar o gosto pela leitura, desenvolver habilidades relacionadas a essa prática e estimular o cultivo da amizade e do afeto, as professoras Mariele Pires e Jessica Reis deram início ao Projeto Literário na turma do Infantil 2.
Observando o gosto dos alunos por animais domésticos e pelo contato com a natureza, a obra escolhida para permear todo o projeto foi “Vovô Toni e a vida no sítio”, da autora Marinelva Machado. A história narra detalhes e memórias do Vovô Toni e de como é a sua vida no sítio.
Durante a leitura, as crianças puderam observar que o vovô Toni cuida do sítio com alegria, entusiasmo e muita boa vontade: três importantes elementos que também podemos cultivar em nosso dia a dia.
Após a leitura do livro, as docentes recordaram que em nossa escola há um jardim e que poderiam ajudar no cuidado das flores, como o vovô Toni faz na história. Os alunos adoraram a ideia! Ao chegarem no jardim, observaram a beleza das flores, suas cores, formas e, em seguida, molharam as plantinhas.
Enquanto realizavam esta atividade, as professoras levaram aos alunos importantes reflexões acerca do que acontecia na história. “Vovô Toni foi um bom amigo e um bom jardineiro. Cultivava e queria bem tanto às suas flores como aos seus amigos”.
“Fizemos uma conversação com as crianças, recordando os cuidados que devemos ter com as flores, destacando que deveríamos tratá-las com carinho e delicadeza, além de oferecer-lhes água e luz. Aproveitamos para fazer uma analogia com os cuidados que devemos ter com os coleguinhas, para cultivar as amizades” – relatou a professora Mariele Pires.