Através das regras das brincadeiras, Infantil 5 aprende a cultivar valores essenciais para uma convivência feliz
Aprendendo novas brincadeiras, o Infantil 5 vai compreendendo a importância das regras e combinados, que são essenciais para conviver em harmonia. As brincadeiras são uma forma lúdica e divertida de demonstrar essa importância e praticar valores que favorecem o seu cumprimento, bem como a manutenção de um ambiente feliz e harmonioso.
Pensando nisso, as docentes Rosemary Gurgel e Claudia Guimarães propuseram para a turma duas brincadeiras populares: “Corre Cutia!” e “Dança das cadeiras”.
Antes de começarem as brincadeiras, as professoras explicaram as regras e organizaram o espaço. Após esse momento inicial, com muita alegria, as crianças se posicionaram em roda para brincar.
“Foi uma experiência rica em aprendizagens! Durante as brincadeiras, enquanto os alunos compreendiam a importância das regras e o quanto as brincadeiras ordenadas podem ser alegres e divertidas, puderam, ainda, cultivar a paciência, a atenção, o respeito e a valentia, especialmente quando saiam da brincadeira e se mantinham felizes torcendo pelos que ainda continuavam no jogo” – relatou a professora Rosemary Gurgel.