Infantil 2 aprende a importância de usar as mãos para fazer o bem
Com o intuito de favorecer nas crianças o cultivo do valor da suavidade, as professoras Mariele Pires e Jessica Reis iniciaram o projeto “Aprendendo a ser suave”.
Dando início ao projeto, as professoras introduziram o conceito de suavidade, realizando uma atividade, em que apresentaram para as crianças dois materiais: a lixa e o algodão. O objetivo foi estimular os alunos a experimentarem e sentirem, por meio do tato, as diferentes texturas, além de apresentar o novo conceito. A partir da experiência, as docentes, em uma rodinha, fizeram uma analogia, onde relacionaram a suavidade ao toque macio do algodão. E refletiram com os alunos: “como deve ser o toque das mãos ao fazer carinho? De forma áspera como a lixa, ou macia como o algodão?”
Em seguida, as professoras desenharam o contorno das mãos dos alunos em um papel e cada criança enfeitou sua mãozinha com algodão, para recordá-los como deve ser o toque que se assemelha ao carinho.
Para estimular a recordação diária e a importância de usar as mãos de forma carinhosa no trato com os colegas, confeccionaram um lindo mural com as atividades produzidas pelos alunos.
“A turma está aprendendo a usar as mãos para fazer o bem e, aos poucos, compreendendo a importância de se tratar o colega com carinho e suavidade.” relatou a professora Mariele Pires.