Turma do 7º Ano explora a diversidade dos estilos musicais e a função da música na sociedade
Os alunos do 7º Ano estão imersos no estudo dos estilos musicais, observando como há uma ampla variedade de possibilidades na composição musical. Entre os diversos gêneros, como Samba, Clássico, Bossa Nova, Rock e Jazz, cada um possui características específicas que os tornam únicos. No Brasil, alguns estilos surgidos ao longo da história deixaram um grande acervo cultural, como o Chorinho, que é considerado patrimônio nacional.
Durante um debate em sala de aula, os alunos discutiram a função da música na sociedade e como ela afeta nossa emoção, memória, história e estado físico. Foi destacado também como a música pode relatar e ensinar conhecimentos variados. Além disso, conversaram sobre a importância de selecionar músicas que contribuam para o bem-estar e tragam ensinamentos positivos e valores para a vida.
Em uma conversa, cada aluno comentou sobre os seguintes aspectos:
Música que me chama a atenção
Música que me faz dançar
Música que me entretém
Música que me faz recordar
Música que me acalma
Música que me ensina
Música que me agrada
Em outro momento, listaram como a música se apresenta no cotidiano:
Em Filmes
Em Propaganda
No Ambiente
Para Dançar
Nos Desenhos e animes
Folclórica
Contemporânea
Instrumental
De terror
Segundo a professora de Artes musicais, Karina Haddad, ampliar o conhecimento artístico-musical possibilita que os alunos participem e contribuam com a cultura, expressando suas opiniões e contribuindo ativamente. O objetivo da atividade foi fazer com que os alunos identifiquem e apreciem criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana, conforme proposto pela BNCC.