Alunos do 6º Ano criam “quiz” literário bilíngue como estímulo à leitura
A criação de um quiz literário bilíngue pode ser uma ótima estratégia para estimular a leitura e desenvolver habilidades linguísticas dos estudantes. Ao ler um livro paradidático, é possível despertar o interesse pela leitura e compreender como ela pode instruir, divertir e ampliar o conhecimento acerca da própria língua.
Para colocar em prática essa ideia, a professora do 6º Ano propôs aos seus alunos a criação de um quiz baseado na leitura do 1º paradidático “Deu a louca no tempo”. O objetivo era contemplar os principais elementos da narrativa ficcional, como enredo e personagens, e também incluir palavras e expressões em inglês para promover o aprendizado de uma segunda língua.
Com o trabalho desenvolvido, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar o quiz aos colegas e aprimorar suas habilidades de exposição oral, como entonação, postura, seleção de vocabulário e prática de conversação em inglês (talk and listen). Dessa forma, a criação do quiz não apenas estimulou a leitura, mas também promoveu o desenvolvimento de habilidades linguísticas e comunicativas dos alunos.