Infantil 4 cultiva a amizade enquanto desenvolve as noções de perto e longe
Para trabalhar com os alunos a noção de perto e longe de uma forma lúdica e estimulante, as professoras Letícia Del Cantoni e Gabrielly Moreira realizaram uma atividade diferente.
Iniciaram colocando no quadro a ficha do nome de três colegas. Depois de posicioná-las, as professoras selecionaram uma como referência e perguntaram para as crianças qual das outras fichas estava perto e qual estava longe.
Para fixar melhor os conceitos, propuseram outra dinâmica, onde os alunos experimentaram os conceitos com o próprio corpo e puderam ainda praticar o trato afetuoso com os amigos. Convidaram um aluno até a frente e pediram que ele desse um abraço no coleguinha que estivesse mais perto dele e na sequência, com outro aluno, pediram que ele fizesse um carinho no colega que estava longe.
Finalizada a dinâmica, as professoras entregaram aos alunos uma atividade de registro relacionada à experiência vivida. Foi uma aula muito divertida!
“De forma alegre e estimulante essa atividade propiciou aos alunos exercitar as noções espaciais em relação a um ou mais referenciais. Além disso, contribuiu para o desenvolvimento de habilidades como atenção, percepção visual, coordenação motora fina e estimulou o cultivo da amizade e respeito entre os alunos” – relatou a professora Letícia Del Cantoni.