Dinâmica sobre tema do projeto anual envolve alunos do 5° Ano
A assessora educacional Nirvana Arantes apresentou à turma do 5° Ano o tema do Projeto anual: “Com alegria, entusiasmo e boa vontade podemos mudar o mundo”. Iniciou a conversação apresentando um ímã e explicou aos alunos que, assim como aquele objeto atrai outros objetos constituídos de ferro, para que eles tenham bons resultados em suas realizações precisam cultivar em suas vidas os três elementos destacados do tema anual: ALEGRIA, ENTUSIASMO e BOA VONTADE.
Ela perguntou aos alunos o que eles deveriam fazer para atrair esses pensamentos de bem e colocá-los em prática em suas vidas. Os alunos destacaram que seria preciso ser responsável, respeitoso, simpático, afetuoso, entre outros. A assessora então colocou em um quadro magnético os elementos destacados e, em seguida, apresentou algumas imagens representando situações do dia a dia, perguntando qual era o pensamento representado ali.
Gosto pelo estudo, preguiça, compartilhar aquilo que sabe, se deixar abater pelos obstáculos, manter a constância para alcançar um objetivo, ficar acomodado esperando que outros façam as suas tarefas foram alguns deles. O desafio seria descobrir se a ALEGRIA, o ENTUSIASMO e a BOA VONTADE atrairiam os pensamentos apresentados nas imagens e se ficariam colados ao quadro.
Na ocasião, a assessora chamou alguns alunos para participar da dinâmica apresentada e, então, as crianças perceberam que o pensamento da preguiça, de ficar acomodado e de se deixar abater pelos obstáculos não ficaram fixados. Ela explicou que a nossa mente, assim como o ímã, não deve atrair tudo o que está a sua volta, mas sim, os valores e pensamentos que favorecem a prática de bem.
Após a conversação com a assessora, as professoras Júnia e Raquel produziram com os alunos um marcador de agenda destacando os valores que eles querem atrair durante o ano letivo para cultivar a ALEGRIA, o ENTUSIASMO e a BOA VONTADE. Sendo a agenda o primeiro objeto que eles utilizam para iniciar suas manhãs, os alunos destacaram que teriam a oportunidade de recordar de seus propósitos logo cedo.