Alunos do 5º Ano participam de dinâmica que estimula o trabalho em equipe e a boa convivência
A assessora educacional Margarida Araújo preparou uma aula diferente para a turma do 5º Ano. Ela levou para a sala um quebra-cabeças de 28 peças e distribuiu uma peça para cada aluno. As peças do quebra-cabeça, ao serem montadas corretamente, formavam um importante ensinamento do autor da Logosofia, Carlos Bernardo González Pecotche .
O desafio, então, foi lançado aos alunos, eles usaram várias estratégias, começaram pelas peças da beirada, compararam suas peças com as dos colegas e tentaram descobrir qual era o ensinamento antes de montá-lo. Depois de algumas tentativas, o grupo observou que a melhor estratégia seria todos trabalharem juntos, como uma equipe e assim o desafio de montar o quebra-cabeças se tornou mais fácil.
Depois de montado, a assessora educacional leu o ensinamento que dizia: “Uns têm o que a outros falta e o que a uns falta outros têm” e conversou com o grupo sobre a importância de se desfrutar da grande oportunidade que é a convivência. Deus fez cada ser diferente um do outro, tanto fisicamente, quanto internamente e nós podemos aprender muito com essas diferenças.
As crianças tiveram a oportunidade de voltarem para dentro de si mesmas e registrar no “Caderno da Vida”, respondendo às perguntas:
- Quais valores já conquistei e posso ser exemplo ensinando ao outro?
- Quais valores observo nos meus amigos e familiares que são exemplos e posso me esforçar para cultivá-los?
Por meio dessas atividades que integram o Projeto Anual, os alunos percebem, cada vez mais, como conviver é uma grande oportunidade para aprender, ensinar e fazer o bem.