Estudo sobre gráfico de colunas é iniciado no 1° Ano
As professoras do 1° Ano, Naiane Monique e Ana Clara Oliveira, iniciaram na turma um estudo sobre gráficos de colunas. Num primeiro momento, realizaram um levantamento do conhecimento prévio do grupo sobre o tema. Lançaram as seguintes perguntas: O que é um gráfico? Ele é utilizado com qual finalidade? As crianças estão aprendendo que os gráficos são representações visuais que auxiliam na análise de dados. As docentes mostraram alguns tipos de gráficos (linhas, circular e de colunas) e incentivaram os alunos a fazerem a leitura dos dados representados neles.
Posteriormente, durante um estudo sobre lateralidade, propuseram a construção de um gráfico de coluna com o intuito de realizar o levantamento do número de alunos destros, canhotos e ambidestros. Após a conclusão dos registros no quadro, as crianças observaram que existem mais alunos destros na turma.
Durante o desenvolvimento desse levantamento de dados, os alunos esforçaram-se para aguardar com paciência o momento de registrar a informação solicitada no quadro, respeitando a oportunidade de cada colega. Acompanharam, colaborando ativamente, a contagem dos dados.
As professoras observam que as crianças dessa turma são ávidas por novas descobertas!