Projeto desenvolvido com os alunos do 6° Ano contempla a importância da sustentabilidade
O Projeto "Clothes" que está sendo desenvolvido com os alunos do 6° Ano contempla a Sustentabilidade, um dos temas das aulas de Geografia que acompanhará os alunos no decorrer deste ano. Os alunos estão aprendendo a refletir antes de consumir, fazer escolhas sustentáveis e aplicar os "10 Rs da Sustentabilidade": recusar, repensar, reduzir, reutilizar, reparar, reciclar, reintegrar, respeitar, responsabilizar-se e repassar. Essas são práticas que serão estimuladas com o objetivo de uma maior conscientização ambiental.
A turma iniciou as atividades letivas lendo uma reportagem sobre o descarte de roupas usadas no deserto do Atacama, no Chile. Os trechos abaixo foram utilizados em sala de aula para juntos com a professora, Suely Takahashi, refletirem sobre o consumo acelerado de roupas para estar sempre na moda e as opções de peças mais baratas oferecidas pelas lojas que, geralmente, estão relacionadas com tecidos que demoram cerca de 200 anos para se desintegrar, a exemplo do poliéster.
“São peças inexplicavelmente abandonadas em pleno deserto. É roupa descartada pelos Estados Unidos, pela Europa e Ásia, enviada ao Chile para ser revendida”.
“Aqui estão instaladas ao menos 50 importadoras que diariamente recebem dezenas de toneladas de peças de segunda mão que depois são distribuídas por todo o Chile para revenda”.
“Além disso, grande parte da roupa está cheia de poliéster, um tipo de resina plástica derivada do petróleo e que oferece grandes vantagens em relação ao algodão: mais barato, pesa pouco, seca rápido e não amassa”.
“O problema é que o poliéster demora 200 anos para se desintegrar e o algodão leva 2 anos e meio”.
Para acessar a reportagem na íntegra, clique aqui.
Impressionados com as consequências ambientais do descarte incorreto de roupas que têm um tempo de vida muito curto devido ao tecido ser de baixa qualidade, menor resistência e mais barato, estamos todos mais atentos às etiquetas das roupas que contêm importantes informações sobre a peça.
A observação atenta sobre a composição do tecido nos leva a refletir e agir em prol de ação sustentável, ou seja, consumir o que é sustentável. Priorizar a qualidade em detrimento da quantidade e do descarte incorreto. Ao cuidarmos das nossas roupas, estamos sendo sustentáveis porque a roupa irá durar mais e não será descartada devido ao mau uso. E se por algum motivo, a roupa não atende mais aos interesses de quem comprou, é possível desapegar, vender ou doar para conhecidos como primos ou amigos, e instituições que recebem roupas usadas, em hipótese alguma, devemos descartar no lixo comum.
Além de todas essas reflexões, os alunos também tiveram a experiência de aprender a dobrar as roupas, contribuindo com a organização. As peças (jaquetas, camisetas, calças, meias) foram dobradas individualmente e a prática foi estimulada por meio da visualização de vídeos no Youtube, do canal “Tu Organizas” de Nina Braz.