Alunos do 7º Ano aprendem as características de um texto de suspense
Por extensão, em Literatura e Cinema, o termo suspense passou a designar um gênero de narrativa (de ficção ou não-ficção) em que predominam as situações de tensão, provocando temor ou eventualmente sustos no leitor ou espectador.
Diante desse cenário, a professora de Produção de Texto trabalhou, com os alunos do 7º Ano, os elementos textuais da narrativa de suspense e sua estrutura. Ressaltou que o suspense prende a atenção porque tudo o que acontece posteriormente na trama está diretamente relacionado com o que se apresenta anteriormente, isto é, diante de um mistério o esperado é a sua resolução, mas para entender o desfecho, é necessário retomar os fios iniciais que antecedem ao fato, mas que só são revelados a posteriori.
Em seguida, os alunos fizeram a leitura de textos de suspense para análise dos aspectos desenvolvidos.
Depois de finalizarem a atividade, eles tiveram a oportunidade de criar uma narrativa de suspense a partir de um parágrafo introdutório definido pela professora. Após a produção, fizeram a apresentação oral dos textos.
Foi um momento de muita descontração e alegria, em que os alunos leram suas produções e também ouviram os textos dos colegas.