Identidade é tema de estudos e atividades na sala do 1º Ano
A turma do 1º Ano iniciou um estudo sobre a identidade pessoal. A construção da identidade se dá por meio das interações e vivências da criança com o seu meio social, o qual acontece num primeiro momento no seio familiar e, logo depois, na escola. A partir das dinâmicas realizadas, as docentes Naiane Monique e Ana Clara Oliveira estimularam cada criança a ampliar seus conhecimentos sobre si mesma, contribuindo para a construção de uma autoimagem pessoal positiva. Incentivarão também os alunos a observarem os diversos aspectos que diferem as pessoas (físicos, comportamentais, emocionais e outros) a refletirem sobre a importância de respeitar essas diferenças.
Nesse estudo, propuseram à turma a construção do álbum: “Quem sou eu?”. Por meio dele, cada aluno terá a oportunidade de registrar alguns aspectos significativos da sua história e preferências.
Antes de iniciar a confecção do álbum, as docentes estimularam os alunos a verbalizarem aspectos que diferem um ser do outro, destacando que na convivência o ser humano tem a oportunidade de aprender, ensinar e fazer o bem.
Num outro momento, trabalharam o poema “Ciranda dos nomes”, do autor Ricardo Azevedo. E promoveram uma reflexão acerca da origem e história dos nomes e sobrenomes, ressaltando que cada pessoa possui um nome diferente e que isso também faz parte da identidade.
Em seguida, por meio de um gráfico, fizeram um levantamento do número de alunos que moram em apartamento ou em casa. Dividiram o quadro em duas partes e cada aluno pôde marcar o tipo de residência que habita. A partir dessa dinâmica, as crianças puderam compartilhar um pouco mais da sua história e conhecer mais sobre os colegas. Os alunos adoraram colaborar na confecção do gráfico.