“Good attitudes for a better world” é tema do Projeto Bilíngue, realizado com as turmas do 6º e 7º Anos, envolvendo diferentes matérias
Alunos do 6º e 7º Anos viveram uma atividade extremamente rica durante a realização do Projeto Bilíngue, que teve como tema “Good attitudes for a better world”. Na ocasião, dois agentes da BHTrans foram convidados para participar, sendo que um deles fala inglês, o que enriqueceu ainda mais o projeto.
Os alunos estudaram com a professora de Geografia, Suely Takahashi, assuntos como acessibilidade e mobilidade no trânsito. A partir desses estudos, elaboraram várias perguntas e se preparam para a visita dos agentes.
E por que não expandir esse trabalho no Programa Bilíngue? Sim, o trabalho foi interdisciplinar! O professor de Matemática, Jair Carvalho, trabalhou as formas geométricas e a representação das placas, respeitando formas e cores de origem. Os alunos tiveram a oportunidade de fazer as placas para o Circuito, treinando a utilização de régua, compasso e outras formas de traçados de circunferência (lápis e barbante). A pintura foi algo técnico com respeito a curvas e retas, usando guache e tintas acrílicas.
Com a professora de Português, Luciana Vargas, os alunos elaboraram panfletos, em português e inglês, sobre o tema Good Attitudes for a Better World, assim como acessibilidade e mobilidade. Em Geografia, além de conversarem sobre o tema, os alunos praticaram as placas em Inglês, um ótimo momento para ampliar esse conhecimento. A professora de Artes, Ana Carolina Martins, produziu, com os alunos do 6º Ano, o título que enfeitou o trabalho.
Para culminar o Projeto, foi realizado um circuito de trânsito, na qual os alunos do 6º e 7º Anos viveram uma special morning no trânsito fictício criado na escola. Além da aplicação dos conhecimentos obtidos em cada disciplina, os alunos tiveram a oportunidade de praticar a generosidade ao cuidar e compartilhar com os alunos do 1º e 2º Anos as condutas que devemos ter no espaço urbano.
A atenção difusa, aliada à empatia, nos permite um olhar especial ao uso das vias. Mesmo na condição de pedestres, podemos ajudar quem está com mobilidade reduzida liberando a passagem ou conduzindo em segurança pela faixa de travessia. A decodificação do espaço urbano por meio da leitura das placas e da percepção dos dispositivos de acessibilidade possibilita um melhor usufruto das diversas áreas da cidade pelas pessoas. Disseminar este conhecimento é ampliar as possibilidades de ir e vir, na certeza de que a cidade é para todos.
Foi uma atividade sensacional! Muita prática, muitos valores e, é claro, Inglês. Temos certeza de que esse projeto vivido pelos professores e alunos vai abrir muitas outras oportunidades e vamos ampliá-lo neste ano de 2022.