Alunos do 4º e 5º Ano fazem analogia sobre amizade e simpatia na primeira aula de música do ano letivo
A primeira aula de música do ano letivo das turmas do 4º e 5º Ano foi on-line, e os alunos chegaram com muita vontade de cantar e tocar seus instrumentos.
Na ocasião, eles fizeram uma analogia dos textos dos meses de janeiro e fevereiro, da agenda do Colégio, sobre amizade e simpatia, com os aspectos musicais.
Observaram que, na música, para ter sons que combinam uns com os outros, gerando consonância, é necessário que as notas estejam mais afastadas deixando, assim, uma sonoridade agradável. Já aquelas notas que têm uma distância menor (um intervalo de segunda, como dizemos na música) produzem uma sonoridade mais dissonante.
Também notaram que cada ser humano tem a sua individualidade e o seu jeitinho de ser e como é importante respeitar o pensar e o sentir para favorecer a boa convivência.
Fizeram a analogia com uma orquestra e concluíram que se cada músico resolver tocar seu instrumento na hora e do jeito que quiser, sem respeito, organização e boa convivência, não terão um resultado sonoro bonito e sim muita dissonância e atrito.
Com o piano, fizeram uma pesquisa para descobrir quais intervalos sonoros são mais consonantes e os que são mais dissonantes. Com o aplicativo Flat.io, escreveram na pauta musical algumas notas para testar se elas iriam ser dissonantes e consonantes. O aplicativo executou a escrita e os alunos apontaram os intervalos consonantes ou dissonantes.
Ouviram a música “Aprendendo a conviver”, do Portal do Colégio Logosófico, e analisaram a letra que diz: “ Na vida a gente deve aprender um segredinho de um bom conviver; não existem duas pessoas iguais e as diferenças fazem bem demais.” Para encerrar, a professora Karina Haddad tocou a música ao piano e as crianças cantaram muito felizes.