Turma do 1° Ano participa de diversas atividades especiais
Dando continuidade à programação especial da Semana das Crianças, as docentes Naiane Monique e Letícia Fajardo planejaram divertidas e estimulantes atividades para a turma do 1° Ano, propiciando uma maior valorização da infância, ampliando e fortalecendo os vínculos entre as crianças.
Essas foram pensadas com base num estudo que propuseram sobre o artista Ivan Cruz. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 1947, e possui mais de 600 obras entre pinturas e esculturas que retratam brincadeiras de infância, entre elas: amarelinha, pular corda, peteca, cabo de guerra, ciranda, carrinho de rolimã, esconde-esconde, bolinha de sabão e outras. Ivan pintou seus primeiros quadros em 1990.
As crianças adoraram conhecer seus quadros, observaram em suas obras traços peculiares, como: a utilização de cores variadas e fortes; a presença da imagem de casinhas no cenário; e figuras pintadas sem rosto.
Com intuito de enriquecer esse estudo, as docentes propuseram atividades especiais para os alunos, estimulando o cultivo da paciência, da atenção, da alegria e da suavidade. São elas:
- Construção de uma peteca: utilizando jornal e durex colorido, cada criança produziu uma peteca de papel e depois tiveram a oportunidade de brincar com os colegas. Esforçaram-se para cultivar a suavidade e a paciência durante a construção e manuseio desse brinquedo.
- Releitura de uma obra do Ivan Cruz: As docentes iniciaram essa atividade trabalhando o conceito do termo “releitura” com as crianças. Em seguida, apresentaram a obra do artista Ivan Cruz, da qual observariam para fazê-la. Os materiais utilizados foram: folhas de revista e jornal, canetinha e lápis de cor. Todos se esforçaram para realizá-la com gosto e alegria. As produções ficaram lindas!
- Cabo de guerra: A turma foi dividida em grupos com cinco e quatro crianças. As docentes apresentaram algumas orientações sobre a brincadeira, ressaltando a importância do trabalho em equipe para conseguirem puxar a corda e o respeito. As crianças estavam muito animadas, recordaram que, em uma brincadeira, o importante não é ganhar, e sim participar e se divertir.
Quantos momentos recheados de aprendizagens, alegrias e de ricos conhecimentos as crianças puderam desfrutar!