Alunos do 1° Ano refletem sobre ensinamento do autor da Logosofia
Dando continuidade aos estudos realizados no Projeto 11 de Agosto, as docentes Naiane Monique e Letícia Fajardo estimularam as crianças a refletirem sobre um ensinamento do autor da Logosofia, Carlos Bernardo González Pecotche. Veja a seguir:
“Tal como as montanhas, o homem guarda dentro de si riquezas ignoradas, que haverá de descobrir e utilizar, se quiser atingir os elevados fins destinados à sua existência.”
Após sua leitura, lançaram a seguinte pergunta ao grupo: qual relação podemos estabelecer entre o ser humano e as montanhas? Num primeiro momento, incentivaram as crianças a verbalizarem o que podemos encontrar no interior de uma montanha. Elas ressaltaram os seguintes elementos: minerais e pedras preciosas. Em seguida, lançaram novas perguntas: Será que, qualquer ser humano, ao ir em uma montanha, encontra facilmente essas riquezas? Qual a importância do conhecimento na extração desses recursos? No decorrer da conversação, a turma destacou que há profissionais que estudam sobre essa área, logo, apresentam conhecimentos que contribuem para o êxito de suas ações, como, por exemplo, os mineradores.
Após essa reflexão inicial, as docentes explicaram que, assim como as montanhas, os seres humanos também guardam dentro de si grandes riquezas, que são os valores, sentimentos e pensamentos. Para acessá-las, certos conhecimentos são imprescindíveis, dentre eles, o conhecimento do próprio mundo interno. Se não nos esforçamos para identificá-las, conhecê-las e cultivá-las, permanecem inertes.
Visando favorecer a compreensão das crianças acerca das questões apresentadas, as professoras prepararam uma divertida dinâmica: apresentaram algumas imagens e incentivaram os alunos a identificarem o valor, em cada cena, que as pessoas presentes nela estavam se esforçando para cultivar. Elas conseguiram identificar várias “riquezas internas”, como: a paciência, o afeto, a colaboração, o respeito, a organização, a alegria, a suavidade, amizade, a atenção e o esforço.
Ao final da atividade, as docentes lançaram um estimulante desafio: cada criança deveria pensar numa riqueza interna que tem se esforçado para cultivar. A turma está muito estimulada com esses estudos. Em breve, publicaremos novas notícias!