Novos conceitos matemáticos criam desafios interessantes para o Infantil 5
As crianças do Infantil 5 iniciaram o estudo sobre um novo conceito matemático: números ímpares e números pares. Para favorecer essa aprendizagem, as docentes Naiane Monique e Ana Clara planejaram dinâmicas pautadas em vivências lúdicas e concretas.
Em um primeiro momento, elas explicaram aos alunos que uma das formas de descobrir se um número é par ou ímpar é distribuindo uma certa quantidade de objetos entre duas pessoas, de forma que ambas fiquem com a mesma quantidade. Finalizada essa distribuição, se sobrar 1 objeto, o número é ímpar e, se não restar nenhum, o número é par.
Após esta explicação inicial, as docentes propuseram várias situações problemas para os alunos resolverem. Para tanto, elas criaram dois personagens fictícios: Fabiana e Júlio, que foram protagonistas das histórias matemáticas apresentadas.
Os registros iniciais foram desenvolvidos no quadro. Em seguida, as professoras organizaram os alunos em dupla e estimularam as crianças a resolverem as questões apresentadas usando a Caixinha da Matemática.
“Desfrutamos uma manhã de muitas descobertas e alegrias. Observamos em nossos alunos um grande gosto por novos conhecimentos”, ressaltou a professora Naiane.