Respeito como fator essencial da paz é vivenciado pelos alunos do 5º Ano

Pensando em ampliar o conceito logosófico de respeito, a turma do 5º Ano viveu um momento especial. Em uma conversa conduzida pelas professoras Bárbara e Nara, o respeito foi apresentado como “fator essencial da paz”, e os alunos foram estimulados a refletir a partir de duas perspectivas: a do outro e a de si mesmos.

Na primeira perspectiva, conversaram sobre a importância de uma observação generosa em relação ao outro; na segunda, foram convidados a observar as próprias atitudes, identificar os pensamentos que cultivam e escolher por aqueles que expressem respeito. Aos poucos, as crianças foram compreendendo que o respeito torna possível a tolerância, o amor, a amizade — elementos fundamentais para uma convivência verdadeiramente feliz.

Para consolidar esse aprendizado, foi realizada uma dinâmica simbólica: dentro de um balão, foram colocados papéis com palavras que representam valores possíveis quando há respeito. A frase “Havendo respeito, há harmonia, há amor e há tudo” norteou o momento. Quando o balão foi estourado, os conceitos se espalharam pelo chão, e os alunos formaram com os papéis uma imagem inspirada no ensinamento logosófico: “Quando se destrói o respeito, tudo o mais se quebra com ele.”

O momento foi muito sensível e a reflexão final, clara e profunda. As crianças saíram da conversação leves, felizes, experimentando o respeito em seu sentido superior. Cada aluno escreveu uma palavra que remetia ao conceito trabalhado, e esses registros foram expostos no mural do projeto institucional “Vínculo de ser humano a ser humano”, ao lado das atividades realizadas por toda a escola em torno desse tema tão essencial.