Jogos pedagógicos estimulam o pensar e a elaboração de estratégias no 3º Ano

O uso de jogos pedagógicos em sala de aula é uma ferramenta que estimula o pensar e possibilita que os alunos elaborem estratégias, gerando estímulos e uma aprendizagem significativa. 

A turma do 3º Ano tem aprendido muito enquanto se diverte com os jogos selecionados e utilizados pelas professoras Márcia Regina Ferreira e Elisiane Souto em sua prática docente. 

Os jogos virtuais são uma excelente estratégia didática, que envolve a participação de todos, ao ser projetado em sala de aula. Assim, os alunos têm a oportunidade de interpretar os jogos, elaborar soluções e respeitar as regras, além de aplicar e exercitar o conhecimento dos diversos conteúdos, como Português e Matemática.

Em certos momentos planejados pelas docentes, os alunos têm a oportunidade de utilizar jogos pedagógicos e de tabuleiros em duplas, o que favorece o cultivo da paciência e da generosidade a partir da troca de conhecimentos com o colega, além da colaboração, do respeito às regras e da organização ao devolver o jogo para os armários da sala. 

A professora Márcia Regina destaca que o jogo não é apenas diversão, favorece o desenvolvimento da autonomia, a construção do conhecimento e estimula o cultivo da amizade.