A primeira música trabalhada com as crianças foi a música “Suave como o peixinho” do CD Feliz Idade. As professoras Rosemary Gurgel e Gabrielly Moreira apresentaram a música para os alunos e, após ouvirem-na, conversaram sobre o que é ser suave.
As docentes, junto com os alunos, levantaram situações onde podemos cultivar a suavidade no nosso dia a dia: ao falar, ao ajudar o amigo, ao abraçar o colega, ao guardar e cuidar dos brinquedos, ao cuidar da natureza e ao tratar com carinho as pessoas à nossa volta.
Em seguida, os alunos confeccionaram, junto com as professoras, um cartaz, no qual registraram a letra da música e enfeitaram com ilustrações diversas. Esse cartaz está em exposição na sala para que todos possamos observá-lo e nos recordar de que devemos ser suaves em nosso dia a dia.
O trabalho seguiu ao longo da semana. As crianças pintaram um prato de papelão, transformando-os em lindos peixinhos que foram colados em um mural, que passou a representar um aquário.
Segundo a professora Rosemary Gurgel, “em diversos momentos do dia, recordamos as crianças sobre a importância de sermos suaves, seja na hora de tratar o amiguinho com carinho, seja na maneira de pegar emprestado o brinquedo que está nas mãos do colega, ou até mesmo quando é hora de guardar os brinquedos e cuidar das plantinhas na horta. As crianças também gostam muito de ouvir a música nos momentos de repouso. Com certeza, viveremos momentos muito felizes e estimulantes ao longo do projeto”.